As abordagens e estruturas da Tecnologia da Informação (TI) avançaram de forma considerável nos últimos anos, de modo que permitiram várias mudanças de um contexto estruturado, e que até pouco tempo não se imaginava vislumbrar algum tipo de inovação tecnológica.
Isso acontecia no segmento de telefonia (principalmente no nicho empresarial) porque as soluções corporativas não avançavam ao mesmo passo que as demais áreas tecnológicas. No entanto, com o maior desenvolvimento e popularização das tecnologias baseadas em IP foi possível promover o crescimento consistente das soluções em telefonia corporativa e isso tem proporcionado muitas vantagens na área de customer service (ou serviço ao cliente).
Para que você perceba e entenda melhor essas vantagens, preparamos este artigo em que abordaremos como a inovação no setor de telefonia tem otimizado os processos de atendimento e serviços ao cliente.
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Otimização do call center
Com o implemento da inovação das soluções telefônicas as estruturas desse setor foram migradas para serviços em nuvem, um fator que proporcionou a alavancagem das operações em call center e, ao mesmo tempo, tem reduzido os custos operacionais da área.
A partir dessa otimização é possível proporcionar um atendimento de melhor qualidade aos clientes, principalmente, nas empresas que possuem várias UNs — Unidades de Negócios dispostas em localidades geográficas diferentes. Dessa forma, será possível que as empresas conheçam melhor os seus clientes e as suas principais demandas, para que assim, otimizem os seus processos de customer service.
Integração da telefonia com CRM e ERP
Os dados são a base para todo tipo de empreendimento, por isso, devem ser armazenados e tratados para produzirem informações de relevância ao processo de tomada de decisão e, em consequência, da otimização do customer service.
Por isso, é fundamental a migração dos sistemas de telefonia para IP, pois, transforma uma tecnologia física em uma estrutura totalmente digital e baseada em plataformas online, algo que possibilita a sua integração com os softwares de CRM — Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e ERP — Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais).
Dessa forma, a cada atendimento ao cliente realizado por telefone os sistemas serão alimentados com informações que proporcionarão a otimização das atividades de customer service, de forma automática e auditável, pois, a inovação das soluções telefônicas criou um ambiente de gerenciamento avançado das informações relacionadas a essa área.
Mobilidade com o VoIP
Uma boa relação na área de customer service está fortemente ligada à rapidez com que o cliente é atendimento e obtém as respostas que necessita. No entanto, nem sempre os responsáveis por essa atividade estão no escritório da empresa para prestarem tais atendimentos.
Nesse contexto, a inovação das soluções telefônicas baseadas em VoIP — Voice over Internet Protocol (Voz sobre IP) e a adoção do PABX IP proporcionam total mobilidade para os colaboradores que prestam atendimento direto aos clientes e, assim, podem atuar de onde quer que estejam, necessitando apenas de um computador, tablet ou smartphone conectados à internet para terem acesso às suas linhas como se estivessem no escritório da empresa.
Certamente isso aproximará os seus clientes da sua empresa, pois eles terão a certeza que serão atendidos com efetividade quando necessitarem, um fator que gera melhorias nos indicadores de desempenho da área de customer service.
Autoatendimento
É fato que o novo perfil dos clientes tem a característica de terem a necessidade de obterem as informações que necessitam de forma ágil e independente, ou seja, sem necessitarem do atendimento prestado por outras pessoas.
Nesse cenário, o autoatendimento por telefone tem se mostrado efetivo, principalmente, com a adoção da inovação das soluções telefônicas, com destaque para o avanço da URA — Unidade de Resposta Audível – acompanhado do emprego concomitante da IA — Inteligência Artificial.
Assim, os clientes têm suas questões sanadas sem a necessidade da intervenção humana no atendimento, algo que é fundamental para a efetividade do customer service nas empresas.
Como você pode perceber, a inovação das soluções telefônicas tem possibilitado que as empresas prestem melhor atendimento aos seus clientes, de modo que, é imprescindível a adoção dessas novas tecnologias para proporcionarem ganho de mercado e satisfação do seu público-alvo em customer service.
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