Desenvolvido para suprir as necessidades de uma empresa de grande porte, nele você pode encontrar a possibilidade de gravar ligações, criar filas de atendimento, ter URA de atendimento e ramais remotos via Internet. Além disso, pode realizar rotas de menor custo e integração com CRM.
Então, se a empresa tem escritórios remotos ou secundários, esta é a melhor opção, já que pode baratear tarifas de ligações de longa distância. Aí está outra vantagem, pois se a operadora ou o servidor VoIP não estiver funcionando, ele pode de maneira automática realizar a mudança da ligação para outra rota, e assim ela é completada.
Na função de gravador de chamadas, é possível cumprir a tarefa em todas as linhas e ramais, sem precisar alterar o preço final do serviço, uma vez que já é uma característica básica deste sistema. Sua interface gráfica é acessível e clara, permitindo buscar as ligações através de vários filtros, como: número recebido, número discado, tipo de ligação, duração da ligação, data e hora, fila e número do canal, e mesmo o número de DDR. Como base para todas essas operações, as chamadas ficam armazenadas no próprio servidor, ganho de espaço.
Para o seu funcionamento é necessário que haja um servidor Linux em que o software livre do Asterisk esteja instalado e onde seus hardwares estão conectados através de placas PCI, porta USB e pela placa de rede. Contudo, antes de o pôr em uso, é necessário dimensionar o servidor para a quantidade de serviços que irá utilizar. Para isso conte com um técnico.
Em relação aos troncos, o PABX IP Asterisk pode trabalhar em analógicos, digitais e IP. O primeiro através de gateways (acesso à internet), em que é preciso que o hardware faça a codificação de TDM para VoIP e encaminha este fluxo pela placa de rede do servidor, ou de banco de canais conectados diretamente no servidor. De forma digital, quando conectados diretamente em slot PCI dentro do servidor que trabalhem com as sinalizações R2 MFC, ISDN e QSIG. Por fim, ele possui uma plataforma VoIP que permite a conexão dos troncos IP´s através dos protocolos SIP, IAX e H323.
Por fim, outra informação: os ramais utilizados podem ser analógicos, digitais (IP) ou softphones, sendo que estes podem ser encontrados no mesmo ambiente ou externo onde o PABX IP ASTERISK se encontra.
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